Atividades de Educação Ambiental mobilizam escolas da região

Diversas atividades de Educação Ambiental promovidas pelo Programa Escola Verde movimentaram quatro escola públicas do Vele do São Francisco. As ações mobilizaram em torno de 150 alunos e professores.

Dentre as atividades desenvolvidas destaque para promoção do uso de energias renováveis, os problemas do desmatamento e do lixo, preservação das abelhas e cuidados com o uso responsável da água; as quais foram realizadas com exibição de vídeos, palestras, debates e distribuição de material informativo entre os presentes.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Italo Amorim, Waneska Eduarda, Sulaine Almeida, Uana Paes, Aline Felix, Tainara Nadiny, Ricardo Fonseca e Profa Maria Varjão. As atividades foram desenvolvidas em parcerias com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Projeto Abelha Viva.

Energias Renováveis

A equipe do PEV esteve sensibilizando nesta segunda-feira (11/04/2016) cerca de 50 alunos e professores da Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina-PE, sobre a necessidade do uso de Energias Renováveis, tais como eólica e solar. Durante a atividade foi demostrado como funciona a geração de energia eólica a partir de um protótipo de gerador desenvolvido pelo PEV.

Desmatamento e cuidados com o lixo

Aproximadamente 30 alunos e professores das turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, foram sensibilizados sobre a importância de mudanças de comportamento social no combate ao desmatamento e cuidados com o descarte adequado dos resíduos sólidos. A atividade ocorreu no dia 08/04.

De acordo com a opinião do aluno Francisco Silva, a atividade “foi muito importante para refletir o desmatamento e sobre a poluição; a falta de ética dos alunos, porque jogam lixo na escola. Isso prejudica muito o meio ambiente. Foi boa, gostei muto da leitura e da explicação, principalmente dos 10 mandamentos do amigo do planeta”, argumentou.

Preservação da Abelha

No dia 08/04 a equipe do PEV também esteve sensibilizando cerca de 40 professores e aluno do EMAAF, para a preservação das abelhas. Durante as ações foram explicados aspectos como a importância ecológica e medicinal, captura e resgate destes insetos.

Recursos Hídricos

A equipe do PEV também esteve mobilizando em torno de 20 alunos e professores do 2º Ano do Ensino Médio, da Escola Agostinho Muniz, localizada em Juazeiro-BA, para a necessidade do uso responsável da água, tendo em vista a escassez deste líquido e sua importância para a vida no planeta.

Conforme declarou a aluna, Maria Cecilia, “foi muito bom falar sobre isso porque vivemos uma crise em relação a água e muitos fingem não ver”, defendeu.

Confira algumas imagens: