Buscas de focos do mosquito Aedes aegypti movimentam escolas

A equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve mobilizando em torno de 150 alunos e professores de quatro escolas públicas do Vale do São Francisco para o combate ao mosquito Aedes aegypti e cuidados de higiene ambiental.

Dentre as ações desenvolvidas destaque para a busca ativa de possíveis foco do mosquito e recolhimento de dejetos que potencializam os riscos de sua proliferação, nas áreas internadas das escolas; além de exibição de videos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema; com atenção ao combate ao mosquito Aedes e as principais doenças deste vetor, como Dengue, Chicungunha e o virus Zica.

As atividades foram desenvolvidas por estudantes dos Cursos de Medicina e Enfermagem integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, da Univasf, e forma organizadas pelos integrantes do PEV, Giovani Goulart, Alanna Coelho, Waneska Eduarda, Gabriela Rocha e Marília Cavalcanti.

Escolas mobilizadas

Nesta sexta-feira (01/04/2016) a equipe do PEV de Saúde Ambiental esteve mobilizando cerca de 40 alunos e professores da Escola João Batista, localizada em Petrolina-PE, para os cuidados com a higiene do meio ambiente e o combate ao mosquito Aedes aegypti, através da busca de focos do inseto na área interna da escola.

No mesmo dia também foram desenvolvidas ações sobre a saúde ambiental e as doenças causadas pelo Aedes aegipty na Escola Dom Malan (Petrolina), oportunidade em que cerca de 30 alunos e professores do 1º Ano do ensino médio foram sensibilizados.

Outra instituição mobilizada para os cuidados com a higiene do meio ambiente e os principais impactos à saúde decorrentes do comprometimento de nosso entorno socioambiental, foi a Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina, no dia 30/03, ocasião em que aproximadamente 40 alunos e professores participaram das ações.

No dia 22/03 foi a vez da Escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA, receber a visita da equipe do PEV. Em torno de 40 alunos e professores da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram das atividades que também focaram o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Confira algumas imagens: