Atividades de coleta seletiva movimenta escolas

Atividades para a promoção da coleta seletiva dos rejeitos sólidos foram desenvolvidas pelo Projeto Escola Verde mobilizaram aproximadamente 220 alunos e professores de quatro escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes, distribuição de material informativo e exercícios práticos de coleta seletivo do “lixo”.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Alexandre Menezes, Maria Gama, Raquel Silva, Ana Quézia, além de alunos do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

Escolas mobilizadas

No dia 01/12/2015 a equipe do PEV esteve mobilizando cerca de 50 alunos e professores do 4º ano, da Escola São Domingos Sávio, localizada em Petrolina-PE, para a promoção da coleta seletiva na instituição e junto às famílias dos alunos e professores.

Na opinião da aluna, Maria Clara, a atividade foi “muito importante para separar o lixo e reciclar para não faltar faltar material no futuro”, observou

Já o aluno João Vitor explicou que “antes eu jogava todo o lixo em um só local, agora eu separo e evito desperdiçar as folhas do caderno”, garantiu.

Outra instituição mobilizada pelo PEV foi a Escola Antônio Cassimiro (Petrolina-PE), no dia 19/11, ocasião em que foram debatidos aspectos relativos a necessidade urgente de implantar e manter a coleta seletiva na escola. Cerca de 70 alunos e professores dos 6º Anos do turno da tarde participaram das atividades.

Para a prof.ª Antonieta Santos, a ação “foi muito interessante, trazendo informações que eu e os alunos ainda não sabíamos”, defendeu.

Dia 27/11 foi a vez da Escola Paes Barreto (Petrolina) receber a visita do PEV para promoção da coleta seletiva. Em torno de 30 alunos do 8º ano matutino foram sensibilizados. Na ocasião os presentes assistiram a exibição do vídeo “A história das coisas” que ressalta justamente o problema da poluição e descarte de materiais no meio ambiente por todo o mundo.

De acordo com a aluna Amanda Iala, a atividade “foi bem legal. Tinha umas coisas que eu não sabia. Bom eu aprendi muitas coisas e vou levar para toda minha vida”, argumentou.

Também ocorreu atividade de coleta seletiva na Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, no dia 12/11, oportunidade em que a equipe do PEV desenvolveu atividade para cerca de 70 alunos e professores.

Confira algumas imagens: