Mobilizações em torno da saúde ambiental

Uma grande mobilização em torno dos problemas de saúde ambiental sensibilizou cerca de 400 alunos, professores e gestores de sete escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As atividades abordaram os problemas do uso dos agrotóxicos na região, a necessidade da alimentação saudável, os perigos e formas de prevenção das zoonoses, indicações e cuidados no uso das plantas medicinais, dentre outros temas.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo, e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Alanna Dhayane, Ângelo Sena, Gabriela Rocha, Ana Quezia, Elísio Leles, Rafael Santos, Ana Carla, Carla Michele, Uana Paes, Sheila Barbosa, Neemias Silva, Lariane Alaine, Waneska Eduarda e Matheus Henrique; além de alunos do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar.

Perigo dos Agrotóxicos

No dia 27/11/2015 a equipe do PEV esteve mobilizando cerca de 50 alunos e professores 2º ano do Curso de Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro-BA.

De acordo com a opinião da aluna Ingrid Silva, a atividade “foi ótima porque abordou assuntos que não vemos na escola”, observou.

Dia 11/11 foi a vez da equipe do PEV abordar a temática dos agrotóxicos com cerca de 70 alunos e professores da Escola Antonílio da França Cardoso (Juazeiro-BA).

Sintomas e prevenção de zoonoses

Uma atividade sobre os perigos, sintomas, formas de contágio, prevenção e tratamento de zoonoses, ocorreu dia 27/11, na Escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA. A ação mobilizou cerca de 30 alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o aluno João Araújo (50 anos), a atividade foi “importante porque as pessoas tem que se conscientizar, tem que melhorar, não jogar lixo nas ruas, por que eu crio animal e preciso dessas informações” defendeu.

No dia 23/11 a Escola Professor Simão Amorim Durando, localizada em Petrolina-PE, recebeu a visita da equipe de saúde ambiental do PEV, oportunidade em que aproximadamente 40 alunos e professores do 6º Ano da escola foram sensibilizados com as ações.

Plantas Medicinais

Em torno de 30 alunos e professores do 2º ano do Ensino Médio da Escola Lomanto Júnior (Juazeiro-BA) participaram de atividade de sensibilização sobre os cuidados e indicações do uso de plantas medicinais. A ação ocorreu no dia 27/11 e contou com a distribuição de xarope de Abacaxi entre os presentes.

Conforme declarou a aluna Ana Paula (16 anos), “agora eu já sei que tudo tem a dose certa, que pode servir tanto para remédio como um veneno”, frisou.

Já a aluna Natália Santos (17 anos), considerou a atividade “interessante, principalmente os passos para cultivar as plantas medicinais”, garantiu.

No dia 18/11 o PEV esteve desenvolvendo atividades na Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina, ocasião em que cerca de 40 alunos e professores foram sensibilizados para os cuidados no uso das plantas medicinais.

Alimentação saudável

O PEV também esteve desenvolvendo ações de sensibilização sobre os cuidados com a alimentação com cerca de 40 alunos e professores do 2º ano do curso de Agroindústria do CETEP (Juazeiro-BA), no dia 25/11.

Para a aluna Letícia Silva, a atividade foi “bem proveitosa. Tenho alimentação desregulada, e me estimulou a se exercitar”, garantiu.

No dia 20/11 foi a vez da Escola Antonílio da França Cardoso, receber a visita do grupo de saúde ambiental para debater o tema da alimentação saudável. Cerca de 20 pessoas participaram das ações.

Também foram desenvolvidas atividades na Escola Pe. Luiz Cassiano (Petrolina-PE), oportunidade em que cerca de 30 alunos e professores da EJA, do turno noturno, foram sensibilizados sobre os cuidados e importância da alimentação.

Conforme declarou a Prof.ª Gilvanete Coelho, a atividade “foi muito importante, pois a alimentação é um grande problema de saúde, por isso a importância da apresentação, fundamental..muito obrigada”, finalizou.

Confira algumas imagens: